OTDR

 - O OTDR ou simplesmente TDR (refletômetro óptico no domínio do tempo) é utilizado para analisar a transmissão da fibra ótica. Ele pode ser utilizado manualmente por um técnico especializado ou através de programação, recebendo comandos específicos via interface.

Um OTDR combina uma fonte de laser e um detector que proporcionar uma visão dentro do link de fibra. A fonte de laser emite um sinal na fibra, onde o detector recebe a luz reflectida a partir dos diferentes elementos da ligação. Isso produz um traço sobre um gráfico feito de acordo com o sinal recebido, bem como uma tabela de análise pós-evento que contém informações completas sobre cada evento. O sinal enviado é um curto pulso que carrega uma certa quantidade de energia. Logo de imediato um relógio, calcula o tempo do pulso, e o tempo é convertido em distância. Quando o pulso foi inteiramente devolvido ao detector, um outro pulso é enviado até que o tempo de aquisição for concluído. Portanto, muitas aquisições vão ser realizadas.
Após a aquisição tenha sido concluída, o processamento de sinal é realizado para calcular a distância, a perda e a reflexão de cada evento, além de calcular o comprimento de ligação total, perda de ligação total, ORL e atenuação da fibra óptica.
A principal vantagem de usar um OTDR é o single-ended o teste requer apenas um operador e um instrumento para qualificar o link ou encontrar uma falha em uma rede.

Continua...